GUIA DE EXPRESSÕES USADAS NA NOVELA

Aqui vai um guia, minha gente, para vocês se localizarem ao assistir os próximos capítulos da novela entendendo tudo bem direitinho. Eu confesso que eu há tempos tava querendo um desses, já que enquanto pessoa ociosa que eu sou, me preocupo com o bom entendimento do linguajar da novela das nove.

ARE BABA – é uma exclamação. Equivale a um “poxa!” /”ô Deus” /”não” /”não brinca”/ “ah, não”

BAGUAN KELIÊ – por Deus! ô meu Deus!

AREBAGUANDI – também no sentido de “ai meu Deus”! (quando se põe esse final “di”, acrescenta-se um respeito maior à pessoa a quem você se dirige. Assim, arebaguandi é um “ô meu deus”mais respeitoso ainda que o BAGUAN KELIÊ)

DJAN – querido, amado

TCHALÔ – vamos!

DJAN. DJAN – vá, vá, vamos

ULU – pessoa estúpida, burra

ULUCAPATÁ – o maior de todos os burros! “grande senhor dos burros”, como traduzem os indianos

ATCHÁ – expressao de satisfação

ATCHATCHATCHA – expressão que traduz muita satisfação

FIRANGHI – estrangeira

DHANYAVAAD – Obrigado!

KOIBHAT NAHI – De nada!

TIK RÉ – Sim, Ok, Tudo bem

NARRIN – Não!

SHUKRIÁ – Outra forma de dizer “Muito obrigado!”

ATCHA – Que ótimo!, Que bom!, Que legal!

OM SHANTI – Desejo-te paz! ou A Paz do Senhor!

TRATAMENTOS FAMILIARES

Na India, a maneira de chamar um parente especifica exatamente o grau de parentesco que se tem com ele. Vejam:

pai – baldi ou papa

mãe – mamadi ou mami

irmão mais velho – bhaya

irmã – didi

tio por parte de pai – barepapa (o mais velho) caca ou tchatcha (o mais novo)

tio por parte de mãe – mama

tia por parte de mãe – massi

avô por parte de pai – dada

avó por parte de pai – dadi

avô por parte de mãe – nana

avó por parte de mãe – nani

Etiquetado ,

Um pensamento sobre “GUIA DE EXPRESSÕES USADAS NA NOVELA

  1. franci23 disse:

    Nooooossssaaaaa que utiu, falando serio cara, não acredito que essas expressões sejam exatamente usadas da maneira certa no modo em que aparecem na novela

Deixe um comentário

